#06 DICAS PARA INICIAR SUA JORNADA EMPREENDEDORA

É incrível como a criatividade fermenta,  os pensamentos fluem, e no MUNDO DAS IDEIAS estamos repletos de AÇÕES para os nossos negócios!

Mas e no MUNDO REAL, como é que acontece?

Você já conseguiu dar o PRIMEIRO PASSO?

Já conseguiu colocar as ideias no papel para organizá-las e colocá-las em prática?

Ainda não?

Então quero compartilhar contigo 06 dicas que podem te ajudar a começar!

#1 CADERNO DE IDEIAS

Se você ainda não tem um, providencie urgente!

Um caderno de ideias é uma ferramenta essencial para que você anote tudo o que vier a cabeça, sem se preocupar que poderá esquecer algo ou que a ideia vai se perder em meio ao turbilhão de coisas para fazer.

Anote todas as ideias, sem julgamento,  sem carregar de pré-conceitos  sobre o difícil, sobre o não conseguir realizar ou achando que não tem nada a ver com seu projeto. Tudo o que está na sua mente veio do seu coração, e certamente uma hora você vai encontrar um modo de colocá-la em prática.

#2 QUEIME PONTES

“Burn the bridge behind you”

Queime a ponte que acabou de atravessar!

Se você colocar esta frase no Google vai ver a quantidade de blogs, sites, textos e vídeos falando sobre ela. E o que todos querem dizer é: Não se dê outra chance além de prosseguir.

Esta expressão vem da história de um general que após ter atravessado uma ponte com seu exército para o território inimigo – que era muito maior – queimou a ponte por onde haviam acabado de passar. Em seu pensamento o seu exército não tinha outra saída a não ser vencer!

Portanto, siga sempre em frente, e não considere as suas possibilidades de retroceder. Obviamente que muitas coisas acontecem no percurso que nos fazem recalcular a rota. O território não é mapa. Imprevistos acontecem, ideias novas surgem, o importante é manter-se em movimento.

Uma das coisas que também considero como queimar pontes é:

Se uma oportunidade lhe surgir ACEITE!

Não fique analisando se você sabe fazer, os detalhes que você ainda precisa aprender, assumindo sempre a postura de “ainda não estou pronto” para começar.

ACEITE e depois se vira nos 30 para aprender o que precisa para realizar aquele compromisso, entregando o seu melhor!

#3 PROMETA EM PÚBLICO

Uma coisa que aprendi com meu pai é que “devemos honrar o fio do bigode”.

Esta expressão vem das tradições antigas, onde o fio do bigode era muito valioso e a palavra valia tanto quanto.

Portanto quando quero me desafiar a realizar algo eu prometo em público, prometo para os amigos, para alguém da família, para um grupo de estudos, dependendo do contexto do desafio. Isto faz com que eu não invente nenhuma desculpa nem fique de mi mi mi para realizar. Prometi tenho que cumprir! Tenho que encontrar todas as ferramentas, caminhos, aprendizados necessários para transformar aquela promessa em um ato concretizado!

O que você vai prometer em público agora?

#4 O FEITO É MELHOR DO QUE O PERFEITO

Outra frase famosa do Empreendedorismo e que sem dúvida, faz a diferença!

Porque sempre vamos achar que não estamos prontos, que ainda falta mais um detalhe, que ainda falta mais um recurso, que ainda falta mais um curso, que a ideia ainda precisa ser aprimorada, etc…

E se ficarmos apegados ao perfeccionismo – NUNCA VAMOS SAIR DO LUGAR!

Tenha a certeza de que você pode começar AGORA, onde está, com o que sabe e com o que idealiza!

O aperfeiçoamento de suas ideias e de suas ações só virão quando você colocá-las em prática e começar a perceber em quais detalhes elas precisarão ser ajustadas!

GO!

#5 SEJA AUTÊNTICO

Isto é Primordial!

Não vá trabalhar com crianças se você não tem paciência com seus sobrinhos, não vá trabalhar com público vegan se você adora uma picanha…rs

Brincadeiras à parte, é isto aí!

O consumidor de hoje está em busca de relacionamentos verdadeiros, conteúdos que agregam, produtos e serviços que entregam soluções para suas dores e para os seus desejos. Você só vai conseguir estruturar e consolidar isto, se você VIVENCIAR o que compartilha com seu público.

Ao começar sua jornada empreendedora, conecte-se com a sua essência, conecte-se com seu propósito, descubra qual é a transformação que você quer facilitar no mundo. A partir disto, modele seu negócio e estruture a sua comunicação.

SEJA VOCÊ MESMO! Todos os outros já existem!

O FAKE está por fora! Não se deixe levar por modismos e tendências.

Seja real! Seja autêntico!

É isto que vai garantir o sucesso do seu relacionamento com seu público.

#6 AÇÃO

Esta é a ÚLTIMA dica mas poderia ser também a PRIMEIRA, porque sem AÇÃO não tem construção!

Lembra do caderno de ideias lá do começo? Pega ele, escolha uma ideia e vai em frente, realize passo a passo até que ela esteja consolidada no mundo!

Estude-a, aprimore-a, coloque-a em prática e vai agregando as demais para que seu negócio se aprimore e tenha um crescimento contínuo e sustentável.

BOTA PRA FAZER!

Grande abraço,

Adriana

Related posts: