COMO O MINDFULNESS PODE TRANSFORMAR O SEU EMPREENDER?

“A nossa atitude interna positiva é a que transforma os momentos de crise em fontes de oportunidades.”

~Deepak Chopra

 

Empreender não é fácil!

Isto você já sabe se já adentrou no mundo do Empreendedorismo, mas a novidade que eu quero te contar hoje, é que NÃO precisa ser TÃO DIFÍCIL assim!

Em nossa vivência no dia a dia do empreendedorismo, muitas coisas podem ser melhoradas se fizermos a OPÇÃO de MUDAR O OLHAR.

A nossa ATITUDE INTERNA é primordial para o direcionamento de nossas ações, e para a nossa tomada de decisão. O AGIR ou o PROCRASTINAR está intimamente ligado com nossas emoções e todas as associações que fazemos a partir delas.

Pare um minuto.

Respire…

Observe-se…

Observe o que está presente neste momento? Pensamentos, sentimentos, emoções, sensações corporais.

Retome agora em sua mente, quais são as emoções mais presentes no seu dia a dia empreendedor, ou quando pensa em começar a empreender.

Talvez você possa trazer para este momento: medo de errar, ansiedade pelos resultados, sentimento de inadequação, dúvidas sobre qual caminho seguir, confusão mental sobre todas as ideias, sentimento de que está só, sensação de improdutividade, medo do julgamento alheio, sentimento de que não sabe o bastante para _____.

Saiba que você não está sozinho nestes sentimentos. Ouço muito isto dos meus mentorados e do meio de convívio com meus amigos empreendedores. Também me vejo com alguns destes sentimentos quando inicio um novo projeto ou até mesmo no caminhar da minha jornada empreendedora. Porém, eu conto com uma FERRAMENTA muito eficaz que me ajuda a ter clareza sobre estes sentimentos e, consequentemente,  administrá-los da melhor maneira possível. O que facilita a me manter focada em minhas ações.

Esta ferramenta é o MINDFULNESS!

Apesar de estar mencionando-o nesta postagem como uma ferramenta; quero esclarecer que MINDFULNESS é muito mais do que um conjunto de práticas ou uma FERRAMENTA DE PRODUTIVIDADE. Mindfulness é acima de tudo um estilo de vida, UMA NOVA MANEIRA DE VIVER!

Estou mencionando-o aqui de uma forma mais simplificada para que fique claro ONDE e COMO o Mindfulness pode ajudar, em sua jornada Empreendedora.

Vamos lá?!

empreendedor-zen1

COMO O MINDFULNESS PODE TRANSFORMAR O SEU EMPREENDER?

  • CLAREZA DE PROPÓSITO

A prática de Mindfulness é puro AUTOCONHECIMENTO. Isto nos possibilita entrar em contato com a nossa VERDADEIRA ESSÊNCIA. Nos possibilita assumir e validar nossos VALORES como o direcionamento das nossas escolhas, nossas ações e da nossa vida como um todo. Este é o melhor caminho para encontrar o seu PROPÓSITO.

  • ACEITAÇÃO DO PRESENTE

Em Mindfulness aprendemos a estar para a vida com ABERTURA, ACEITAÇÃO, OLHAR DE PRINCIPIANTE e praticar o NÃO JULGAMENTO. Desta forma eu aceito o PRESENTE como ele É, sem comparações, sem julgamentos. Consigo olhar para as situações de forma clara, objetiva, sem projetar as emoções negativas (medo, ansiedade, etc) que desenvolvo quando deposito todas as  EXPECTATIVAS em uma ação ou um projeto.

  • ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS

Já é muito conhecido o poder do Mindfulness para o desenvolvimento do FOCO e da ATENÇÃO, portanto a questão da ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS é um benefício garantido quando desenvolvemos o hábito da meditação. Ter clareza do que você QUER e das AÇÕES que você precisa realizar é fundamental para a ORGANIZAÇÃO de todo conteúdo mental que produzimos quando estamos empreendendo.

  • EQUANIMIDADE

Ter controle sobre suas emoções. Ter clareza sobre as situações de adversidades. Poder OLHAR do lado de fora.

A gente sempre diz que é muito fácil opinar sobre o problema dos outros. Isto acontece porque quando não estamos emocionalmente envolvidos, conseguimos ter uma visão mais clara das possibilidades de solução.  Quando praticamos o MINDFULNESS, é exatamente isto que acontece. Desenvolvemos o OLHAR DE OBSERVADOR, aprendemos a  nos desidentificar de nossas emoções, sentimentos e pensamentos. Quando estamos CONSCIENTES de que NÃO somos nossos pensamentos e nossas emoções, temos mais EQUILÍBRIO e TRANQUILIDADE para administrar as situações adversas que surgem em nosso dia a dia empreendedor.

  • AUTOCOMPAIXÃO

Saber reconhecer nossos limites, ter abertura para acolher o erro, permitir-se estar ansioso, entristecido ou desanimado quando aquele projeto não vai para frente…

Estas são atitudes super importantes para o nosso amadurecimento na jornada. E isto só é possível, quando reconheço em mim a minha condição de humano. Também sou passível de erros, também me canso, também me estresso. Acolher o momento, é possibilitar a transformação para seguir adiante, com mais presença, gentileza e sabedoria.

Agora que você já sabe COMO o Mindfulness pode ajudar em sua JORNADA EMPREENDEDORA, que tal COMEÇAR A PRATICAR?

COMECE A SUA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO AQUI!

Grande abraço Mindful,

Adriana

Related posts: