MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM MINDFULNESS

A Escritório do Futuro segue as orientações do Manual de Boas Práticas para profissionais que trabalham com Intervenções Baseadas em Mindfulness.

Esse manual foi adaptado pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde Mente Aberta, baseado nas diretrizes internacionais dos centros de excelência em Mindfulness.

Manual de boas práticas para profissionais que trabalham com intervenções baseadas em mindfulness.

Com o intuito de promover boas práticas de mindfulness, principalmente em sua utilização como intervenção clínica terapêutica e preventiva, criou-se este manual de “boas práticas” para os profissionais da área da saúde, baseado nos parâmetros internacionais de excelência e nas evidências científicas mais atuais.

Um instrutor/tutor de grupos de mindfulness voltados à saúde deveria ter:

Um treinamento em mindfulness voltado para profissionais de saúde, a fim de que:

1. Tenha familiaridade com os currículos dos cursos de mindfulness voltados à saúde;

2. Exponha-se de forma profunda às práticas meditativas que constituem a base do referido programa;

3. Conclua um treinamento profissional aprofundado em mindfulness, e/ou se submeta à supervisão contínua de um treinador habilitado, por pelo menos um ano.

Uma formação consistente que permita um conhecimento aprofundado do tema, além do treinamento profissional descrito acima, ou seja:

1. Ter uma qualificação profissional na área da saúde, educação ou serviço social, ou experiência de vida equivalente, que seja reconhecida pela organização ou contexto no qual a prática de mindfulness será desenvolvida;

2. Ter conhecimento e experiência terapêutica ou de treinamento com as populações para as quais as práticas de mindfulness serão oferecidas, a não ser nos casos em que o treinamento profissional em mindfulness supracitado inclua também este tipo de conhecimento;

3. Se utilizar programas de mindfulness com características clínicas específicas, tais com o Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), que se utiliza de conceitos psicológicos mais aprofundados, é necessário ter o conhecimento dos processos clínicos ou psicológicos subjacentes, prática clínica baseada nas melhores evidências cientificas.

Manual adaptado das Diretrizes da Rede Britânica de Professores de Mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers). Disponível no site da Rede Mindfulness.