MINDFULNESS & QUALIDADE DE VIDA

Cada vez mais reconhecido por seus benefícios para a Saúde e para a Qualidade de Vida, Mindfulness está conquistando espaço no dia a dia das pessoas.

Os Programas de Mindfulness trabalham a partir de práticas formais e informais, atitudes que nos convidam para uma nova postura perante a vida.

Segundo estudos científicos, com apenas 20 minutos de práticas diárias você conquista grandes transformações em sua vida.

Aumentar a imunidade, rejuvenescer as células, mais conexões neuronais, aumento da massa cinzenta, maior controle emocional, melhora do foco e atenção, melhora nos relacionamentos interpessoais. Estes são alguns benefícios que você adquire ao desenvolver o hábito da meditação em sua vida.

A Meditação ainda nos dia de hoje é vista com uma certa reserva, com algumas ressalvas e até mesmo com alguns “pré-conceitos” que impedem as pessoas de entrarem em contato com esta experiência.

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior”, “voltar a atenção para dentro de si”. A definição de Meditação, no que se refere a sua prática, tem uma grande variação e está diretamente ligada à cultura, técnica ou contexto em que é realizada.

Existem inúmeros tipos e técnicas de Meditação. Algumas são religiosas como a Meditação Cristã ou o próprio Budismo. Porém, atualmente a Meditação tem sido muito estudada e tem sua eficácia comprovada em vários campos da Ciência, tornando-se assim, uma prática laica e livre de qualquer religiosidade.

Mindfulness ou Atenção Plena, tem sido cada vez mais utilizado nos campos da Saúde, Educação, Organizacional e Esporte. Seus benefícios são cientificamente comprovados na:

  • redução do estresse,
  • tratamento da depressão,
  • tratamento da síndrome do pânico,
  • auxiliar para pacientes em tratamento do câncer,
  • auxiliar na prevenção de recaídas em dependência de drogas.

E benefícios para a saúde como um todo, como:

  • aumento da capacidade imunológica,
  • aumento de conexões neuronais,
  • regularização da pressão arterial e
  • melhora da atenção e concentração.

Sua intenção maior é promover aos praticantes a capacidade de Viver INTENCIONALMENTE no MOMENTO PRESENTE, com ABERTURA, ACEITAÇÃO e SEM JULGAMENTO.

Simples, porém difícil em nosso mundo frenético!

Estamos a maior parte de nosso tempo preocupados com o futuro ou remoendo o passado. Estamos em nosso trabalho querendo estar em casa. Estamos em casa preocupados com as resoluções do trabalho no dia seguinte. E com isto a qualidade do nosso foco e atenção estão sempre prejudicados.

Estar presente Momento a Momento é uma das melhores coisas que você pode fazer por você!

As conquistas são imensuráveis.

Quando você aprende a VIVER no PRESENTE, fazer uma coisa de cada vez e DEDICAR Atenção Plena a tudo o que se faz, toda a sua vida se transforma! Você começa a enxergar o mundo de outra maneira, enxergar a si e ao outro de uma maneira diferente, sua filosofia de vida é transformada.

Mindfulness é um ESTILO de VIDA. Através de suas práticas você começa a ampliar os seus SENTIDOS e passa a VIVER a VIDA como ela realmente merece ser VIVIDA.

Por ser um ESTILO de VIDA, não aprendemos Mindfulness nos livros ou através de alguma explicação. Só é possível apreendê-lo VIVENCIANDO. Tornando suas práticas um hábito. E isto requer motivação e dedicação.

Vamos experimentar?

Pare um pouco e respire fundo.

Neste momento, sem precisar mudar nada, leve sua atenção para sua respiração.

Perceba o fluxo de sua respiração, perceba a entrada e saída do ar em seu corpo.

Agora leve sua atenção para o seu corpo. Perceba sua postura, perceba os seus pés e o contato dos mesmos com o local que o suporta. Perceba a postura de suas costas, gentilmente ajuste a sua postura. Perceba em seu corpo se existe algum ponto de tensão. Tente mentalmente relaxá-lo. Perceba o seu corpo como um todo, amparado pelo local que você está agora.

Agora volte a sua atenção para a atividade que estava fazendo. Para a leitura deste texto, retome em sua mente o que te fez chegar até aqui. Qual foi a intenção primeira quando você acessou a internet? Qual o caminho você fez para chegar até este site e acessar este texto. Tenha em mente se este percurso e esta leitura fez algum sentido para o seu objetivo primeiro.

Esteja Presente e Ciente das suas escolhas e ações.

Esteja Presente e Ciente da sua presença em frente ao notebook, celular ou qual for a forma que você está agora neste momento.

Volte para o seu dia, para a sua atividade e procure manter este estado de atenção em tudo o que realizar.

Esteja PRESENTE e seja FELIZ!

Paz e Bem!

Adriana

Related posts: