O QUE É MENTORIA?

Estamos acompanhando o crescimento do movimento de mentoring no Brasil. Mas ainda existe uma grande confusão entre os papéis de um mentor.

Nossa postagem de hoje pretende clarear um pouco esta visão.

Afinal, o que é mentoria?

A Mentoria ou Mentoring é um processo  de troca de experiência, onde o Mentor por conta de sua vivência e conhecimentos, auxilia o mentorado ou mentee no desenvolvimento de habilidades e maturidade, ampliando o seu olhar para a descoberta de novos caminhos para a sua jornada.

Atualmente a Mentoria pode ser contratada individualmente pelo interessado, ou pode ser um processo implementado dentro das empresas. Dentro das organizações, o Mentor orienta e direciona o colaborador a desenvolver suas habilidades e competências para assumir posições de liderança e de maior responsabilidade.

Na Mentoria para Empreendedores, o processo é voltado para o desenvolvimento e amadurecimento do mentee, para que este possa estruturar e administrar seu próprio negócio. Este processo envolve auxiliar no desenvolvimento das habilidades pessoais e comportamentais, para que o Empreendedor possa fazer as conexões necessárias entre seu referencial teórico e sua vivência pessoal em prol de suas decisões e direcionamentos.

O Mentor especialista no Empreender, já passou por todo o processo de idealizar, desenvolver, iniciar e gerir um negócio; podendo assim, auxiliar o Empreendedor iniciante a identificar oportunidades durante o processo de modelagem e estruturação do seu empreendimento.

  • Encorajar e guiar o início da jornada.
  • Compartilhar experiências e conhecimentos que desenvolvam o mindset empreendedor.
  • Desenvolver a autoconfiança e a autonomia necessária para alavancar as AÇÕES.
  • Criar cenários de amadurecimento e desenvolvimento de uma visão estratégica.
  • Inspirar para a Inovação e crescimento contínuo.

Estas são algumas das tarefas do Mentor em um processo de Mentoria.

O Mentor pode aconselhar mas a autonomia de decisão será sempre do mentorado.

Empatia, Conexão e Confiança são os ingredientes principais para que uma boa relação entre Mentor e mentorado seja estabelecida.

E então?

Agora que já está mais esclarecido o que é a Mentoria, que tal procurar o seu Mentor?

VOCÊ QUER EMPREENDER E NÃO SABE COMO COMEÇAR?

Conheça  nossos Programas de MENTORIA!

Te encontro no próximo post!

Grande abraço,

Adriana

Related posts: