O QUE É MINDFULNESS?

Você já ouviu falar sobre Mindfulness?

Podemos dizer que Mindfulness é uma qualidade de atenção, aberta e gentil para o que está presente, momento a momento.

Mindfulness também se refere a um conjunto de práticas, um estado psicológico, um traço mental e um estilo de vida!

Enquanto técnica, Mindfulness nos apresenta de forma laica,  um conjunto de práticas formais e informais que nos ajudam a cultivar o foco  e a atenção ao momento presente.

Em suas práticas,  trabalhamos o treino da mente a partir de atitudes que nos convidam para uma postura de abertura, aceitação, gentileza, não julgamento, olhar de principiante e de muita gratidão perante a vida. O convite é que estas atitudes façam parte do nosso contexto de vida, praticando-as conosco e com o próximo. Por isso, o mindfulness trabalha todo o estilo de vida, remodelando a sua maneira de se relacionar consigo e com o mundo.

Além das transformações para o seu estilo de vida, existem vários estudos comprovando a eficácia de Mindfulness na área da Saúde física, mental e emocional.

A prática diária da meditação atua nas funções fisiológicas do indivíduo e produzem mudanças estruturais, atuando sobre a plasticidade cerebral. É comprovado, por exemplo, que reduz o nível de produção de cortisol (hormônio do estresse).

No que diz respeito a atividade cerebral, é comprovado que a prática de meditação propicia o aumento de massa cinzenta, aumentando a espessura do córtex; e atuando no processamento das emoções, aumentando a capacidade de concentração e de tomada de decisões.

A auto-observação também é uma prática ensinada através da Meditação. Tomando consciência sobre como é o fluxo, a formação dos seus pensamentos e sentimentos, você adquire maior autonomia sobre seu  estado emocional.

Portanto, se você quer ter maior conhecimento sobre o funcionamento de seus pensamentos, sentimentos e emoções; se você quer ter mais autonomia emocional, maior autoestima, maior poder de foco e concentração, melhorar sua produtividade no trabalho e melhorar suas relações interpessoais, comece a praticar Mindfulness.

Mindfulness é uma prática livre de religiosidade. Qualquer pessoa, pode praticá-la.

Vinte minutos por dia, podem trazer grandes transformações para a sua vida.

Se você nunca meditou, pode começar aos poucos. Existem práticas de “Um Minuto” que te ajudam a transformar um instante de estresse.

Existem diversas ferramentas (App, vídeos no youtube, etc) para que você comece já a exercitar a consciência de viver no Aqui e Agora!

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