O QUE VOCÊ PRECISA APREENDER PARA EMPREENDER

Você está super antenado em tudo que está acontecendo no Mundo e tem percebido que uma das tendências de mercado é o Empreendedorismo. Tem várias idéias e gostaria de começar a estruturar o seu Negócio. Mas você sabe o que  precisa ter em mente para começar a empreender?

Vamos ver aqui 06 aspectos que você deve estar atento antes de começar:

#1 CONHECIMENTO NA ÁREA DE ATUAÇÃO

Parece óbvio mas não é!

Quando estamos interessados em Empreender, podemos cair na tentação de olhar para o “que está dando dinheiro no momento”. E isto é uma armadilha e tanto. O que está rendendo para um pode ser uma roubada para outros. Por isso é fundamental que você conheça e entenda sobre a área que você vai atuar.  Além do que, existem outros princípios fundamentais para a escolha do negócio como o autoconhecimento, valores e propósitos. Na Escritório do Futuro, acreditamos no Empreender que vem de dentro para fora e não ao contrário. Seguir modismos ou tendências pode ser um grande ladrão de tempo. Tempo é vida! Dedique o seu ao que realmente lhe faz sentido e encha sua vida de significado.

Quando resolvi sair da CLT e Empreender, a princípio continuei atuando no Têxtil, onde trabalhei desde 1995. Onde eu tinha conhecimentos sobre o mercado, sobre o funcionamento da engrenagem. Aos poucos fui estudando mais sobre empreendedorismo, inovação, marketing, negócios, entendendo como as coisas funcionavam e aplicando o aprendizado no meu dia a dia. Depois de muitos cursos, contatos e experimentos fui englobando em minha atuação, os eventos sobre Empreendedorismo até que meu negócio ficou totalmente voltado para isto.  Ter um conhecimento consolidado sobre a área que você escolhe Empreender é muito importante para te dar a “sustentação” necessária para prosseguir, e fazer do seu Empreender algo que agregue valor para a sua vida e para a vida do próximo vai te fortalecer ainda mais nesta jornada!

#2 ANÁLISE DE MERCADO

Além do conhecimento prático sobre a sua área de atuação, você precisa fazer uma Análise de Mercado.

Existem inúmeras maneiras de fazer isto e detalhar estas possibilidades não é o objetivo aqui. Mas o que você precisa ter em mente para começar é: quem são seus potenciais clientes, como se comportam, como escolhem o produto ou serviço do segmento que você pretende atuar, quem são seus principais concorrentes, como eles oferecem e comunicam seus produtos e serviços, qual a demanda para eles, entre outras informações que lhe dará a base do que tem acontecido no mercado que você está entrando. Existem cursos e várias publicações na internet que te ensinam como realizar esta análise de forma completa e gradual. Sites confiáveis como o SEBRAE e o da ENDEAVOR possuem inclusive ferramentas para que você realize a sua pesquisa.

#3 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES

Quando você realizar a sua pesquisa e análise de mercado, você terá dados muito importantes para IDENTIFICAR OPORTUNIDADES. Conhecendo quem é o seu cliente e qual a sua demanda, o seu concorrente e o que ele oferece, entendendo como ele oferece e como ele comunica o seu produto e serviço; você poderá enxergar as LACUNAS que existem nesta engrenagem e assim, criar soluções e novas formas de alcançar estes clientes que ainda não estão sendo exploradas.

Oportunidades também podem ser criadas! Quando você conhece seu cliente, sabe quais são as suas dores e os analgésicos que ele precisa; sua criatividade poderá atuar em criações de produtos e serviços que ele nem imagina que precisa.

Esteja atento às oportunidades existentes ou aos indicativos para a criação delas!

#4 PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO

Planejar é ESSENCIAL! Principalmente no começo, quando realizamos várias tarefas e responsabilidades que compreendem o funcionamento do negócio.

Sem planejamento você não consegue organizar suas ideias para a AÇÃO, e também não consegue SE ORGANIZAR para o operacional.

INOVAÇÃO não é invenção! Deve ser visto como um COMPORTAMENTO uma ATITUDE inerente ao seu negócio.

E eu só posso INOVAR em algo que já existe?

Não necessariamente, quando você faz a análise e conhece os seus concorrentes e clientes, você já pode INOVAR na maneira que você irá atuar dentro do mesmo segmento de mercado. A partir da referência do que seu concorrente está fazendo, você pode otimizar algumas ações e tornar o seu negócio ou seu produto inovador!

Novamente aqui eu indico o site da Endeavor para que você tenha material mais aprofundado sobre planejamento e ferramentas para um diagnóstico de inovação.

#5 APOSTA NO DIFERENCIAL

Após a Análise de Mercado, escolha algumas empresas que você considera referência, que esteja mais alinhada com seus valores e propósitos. Olhe para elas como um todo. Como está situada no mercado, que mensagem elas passam ao público alvo, como elas se comunicam com eles, como elas oferecem os produtos e serviços, quais os atributos destes produtos e serviços.

Agora olhe para você! Identifique as suas qualidades, seus conhecimentos e sua ESPECIALIDADE no segmento que está escolhendo atuar e reflita:

O que eu faria de diferente no requisito ( x )?

Qual o meu toque pessoal para estruturar, desenvolver o requisito (y)?

O perfil de cliente que eu identifiquei ficaria muito mais satisfeito se o produto/serviço fosse ___________.

Faça isto em todos os pontos que você analisou em seu concorrente referência e aposte no seu diferencial.

Existem muitas ofertas similares no mercado o que vai fidelizar o seu cliente é o que você faz de diferente.

#6 COMUNICAÇÃO

Quem não se comunica se trumbica!

De nada vai adiantar você estruturar, planejar, desenvolver o seu negócio se você não COMUNICAR ao MUNDO que ele existe!

Facebook, Instagram, Periscope, Youtube, Podcast, Revistas especializadas, Jornal do Bairro, Site, Blog, Sites parceiros, Email Marketing, enfim…

São inúmeras as possibilidades para você divulgar o seu trabalho. Lembrando que hoje em dia você precisa agregar valor em suas publicações  através do Marketing de Conteúdo, criando relacionamento com seus clientes e seguidores.

Crie conteúdos de qualidade e que gerem soluções aos seus possíveis clientes. Relacione-se como pessoa e não como negociador/vendedor.

Pesquise na internet sobre o tema, aprofunde-se nas técnicas e aplique em seu negócio!

Faça agora o seu check-list e veja o que você precisa aprimorar antes de começar o seu Empreendimento!

Espero que estas dicas possam clarear a sua mente e te direcionar em seu início empreendedor!

Conheça nossos Programas de Mentoria, e comece o seu Empreender de forma mais organizada e assertiva!

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