QUEM É O SEU CLIENTE?

Por Lucas Quadros.

Desde o início da humanidade a percepção de necessidade e desejo é fator decisivo para o desenvolvimento de um negócio ou uma simples troca. Neste conteúdo de hoje, busco demonstrar como é possível buscar informações sobre seu futuro cliente e entender como funciona seus padrões de consumo e percepção de valor.

Não importa se é uma padaria da esquina, uma pequena loja de roupas ou uma multinacional. Vender, todo empreendedor deseja e quanto mais melhor! Mas sabemos eu e você que para se alcançar o sucesso e o reconhecimento, simplesmente disparar propaganda como uma metralhadora não é a solução, e geralmente torna-se um grande problema.

Em meio a várias ofertas e promessas mirabolantes você e seus concorrentes dizem: ” Compre de mim, pois minha solução é a melhor. Faz, blá, blá, blá”. É incrível como milhares de empreendedores caem na maior armadilha na construção de qualquer negócio, a falsa ilusão de que criamos a oferta primeiro e depois encontramos para quem vender.

Todas as decisões relacionadas ao seu cliente e como encontrá-lo contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas consequências. Assim, o sucesso do seu negócio começa com uma ferramenta de orientação para as decisões.

Ao lançar sua empresa no mercado, você deve saber quem será o público-alvo. Isso é essencial porque os produtos existem em primeiro lugar, para satisfazer a uma necessidade dos clientes. Realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

Para isto, indico  que você faça 4 perguntas sinceras sobre seu cliente ideal:

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〉 QUAL O PERFIL?

Nesta pergunta o objetivo é criar um esteriótipo, definir a profissão, idade, gênero, relacionamentos, situação financeira…

Todas as informações que possam contribuir para que sua oferta entre em sintonia com a realidade do seu cliente alvo.

〉 QUAIS AS DIFICULDADE E QUAIS DESEJOS?

Através desta questão é importante perceber qual peso cada dificuldade ou desejo representa para a pessoa. E perceber se existe uma procura intensa por esta solução. É necessário elaborar questões abertas para identificar padrões e pontos comuns.

〉 PORQUE AINDA NÃO TEM A SOLUÇÃO?

É aqui onde a maioria dos empreendedores literalmente dançam. Pois investigam o perfil e sabem o que o potencial cliente deseja, mas esquecem de avaliar a concorrência. Identificar pontos falhos, ou até mesmo as promessas não cumpridas são o seu ponto de diferenciação em meio ao mercado como um todo.

〉 COMO SUA SOLUÇÃO PODE AJUDAR?

Após descobrir a real dor de seu público-alvo e porque isto ainda não foi resolvido, é o momento de perceber como sua solução vai proporcionar a satisfação que seu cliente busca. Caso necessário, deverá repensar em todas as etapas que englobem este processo de comunicação e desenvolvimento de sua oferta.

Respondendo a estas 4 questões, não tenho dúvidas de que seu negócio vai literalmente alinhar sua comunicação com o mercado, e encontrar realmente aqueles potenciais clientes que estejam comprometidos com seu negócio e sua solução.

Para facilitar seu processo de captura de informações, o Google fornece uma ferramenta gratuita de pesquisa que permite a criação de questões que são fundamentais para você entender seus clientes e perceber como ajudá-los da melhor forma.

Se você já possui uma conta no Google, utilize o Google Forms para lhe auxiliar nesta tarefa de conhecer melhor quem é o seu cliente!

lucas2

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